A importância do Marketing de Conteúdo na era digital. 

A era das redes sociais trouxe uma necessidade até então mais explorada nos blogs: a construção de conteúdos relevantes.

No ano de 2004 duas grandes redes sociais surgiram: o finado Orkut e o Facebook. De lá para cá muitas outras redes sociais surgiram, algumas tiveram mais sucesso que outras, como é o caso do próprio Facebook, do Instagram, X (antigo Twitter), TikTok e outras.

Com o tempo essas redes sociais foram criando corpo, ganhando diversas atualizações e uma base gigantesca de usuários. As redes sociais são parte da vida de bilhões de pessoas, e em paralelo a isso as empresas encontraram um lugar ideal para expor seus produtos e serviços, e em meio às inúmeras estratégias o Marketing de Conteúdo é sem dúvidas uma das mais importantes em um período onde ser relevante aos olhos é extremamente importante.

Mas afinal, o que é na prática Marketing de Conteúdo? 

O Marketing de Conteúdo consiste em produzir e distribuir conteúdo para reter a atenção do público. Essa produção pode ser em foto, vídeo, texto, gráficos, entre outros formatos. A distribuição ocorre em inúmeros canais digitais e seus diversos formatos como, por exemplo: vídeos curtos no TikTok, vídeos longos no YouTube, posts estáticos ou animados no Instagram, etc.

Mas qual a importância de ter o Marketing de Conteúdo como estratégia para sua empresa ou negócio?  Aqui vale destacar um velho ditado popular que diz “Quem não é visto, não é lembrado”. Mas, para além disso, as plataformas digitais tornou-se o lugar de entretenimento preferido das pessoas, ou seja, ter a sua marca presente nessas plataformas é quase como uma obrigatoriedade. É mais que uma vitrine virtual, é um local para uma marca expressar seus sentimentos (sim, as marcas possuem sentimentos), ditar tendências e comportamentos, reafirmar seus posicionamentos, e principalmente, fortalecer sua comunidade e torná-la cada vez maior. Atrair a atenção nas redes sociais não é fácil, para isso é importante pensar sempre em entregar um conteúdo que seja interessante, inteligente, instigante, cativante, reflexivo ou… engraçado, sim, empresas também podem pensar em estratégias que provoquem o riso.

O principal impacto de um Marketing de Conteúdo relevante é firmar a presença da marca na mente do público, engajar e aumentar a comunidade, e claro, afunilar tudo isso para o fechamento de vendas. É muito mais fácil vender quando uma marca consegue cativar o público de outras formas além de apenas dizer: compre, compre e compre. Estruturar dentro de sua empresa um setor ou pessoa responsável apenas para produzir conteúdo com certeza fará uma enorme diferença no médio e longo prazo.

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